segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Redação
Redação
Li na Veja de 29/10/2014 que Marina Rubini tirou a nota máxima na redação do Enem por dois anos consecutivos e, hoje, cursa medicina e tem, como atividade paralela remunerada, dar dicas de como fazer uma boa redação.
Diz ela que os erros mais comuns são em concordância verbal e gramática e que quem a procura tem problemas com a argumentação, ao que ela responde que é preciso ter informação e saber contextualizá~la.
Acrescenta que é melhor dirigir-se a um público amplo do que escrever pensando num leitor imaginário específico, pois o bom escritor escreve de tal maneira que qualquer pessoa possa entender. Isso vem do hábito de leitura.
Prossegue dizendo que, antes da faculdade, lia quatro livros por mês.
Seus conselhos são: a) jamais escrever gírias e palavras que possam ferir alguém; b) num tema sobre cotas raciais não se deve dizer que os cotistas "são aproveitadores de vagas"; c) ter sempre em mente a questão dos direitos humanos; d) fazer pelo menos duas redações por semana durante o ano do vestibular; e e) lapidar cada palavra, cada frase, porque escrever bem não é um dom, mas um exercício.
Achei boa a experiência dela e pensei em compartilhar com vocês.
Espero que tenham gostado.
Bom proveito e
Até breve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário